Chamada Aberta | Piscina #2

A Piscina convida artistas que se identificam como mulheres e pessoas não binárias a enviarem propostas para a próxima edição da publicação anual da plataforma, que terá como tema Impulso, com previsão de lançamento no segundo semestre de 2025. Entendemos o impulso como uma força que movimenta corpos, mentes e desejos – um ímpeto que emerge do interior e nos impele à ação, à criação, ao desvario, ao absurdo. Buscamos explorar as dinâmicas que nos tiram da inércia e nos conectam ao que é vivo, pulsante e transformador.

Seja na forma de ensaios, críticas, narrativas, poemas, imagens ou obras de arte, as submissões devem dialogar com a ideia do impulso como força que nos atravessa racional ou irracionalmente. Como essa energia se manifesta em momentos de criação, crise ou ruptura? Como o desejo, a tensão e o absurdo se entrelaçam na busca por sentido, por mudança ou mesmo por sobrevivência?

Nos interessa o impulso enquanto força de transformação, que resiste à apatia e melancolia e desafia o presente instável e o futuro incerto. O que nos move e o que nos une enquanto humanidade, o que nos faz seguir adiante, desvendar o desconhecido e abrir portas para novos mundos?

Possíveis linhas de reflexão incluem, mas não se limitam a:

  • Impulso criador: o desejo como força que provoca movimento e transformação.

  • Corpos e matéria: relações entre vida e morte, movimento e estagnação.

  • Desejo, prazer e pulsão sexual: tensões e liberdades do corpo.

  • Absurdo e desvario: o ilógico como resistência ao sensato.

  • Potência do desejo: oposição à apatia, à falta de agência e à melancolia.

  • Tensão e atração: o que nos chama e o que se faz presente enquanto falta.

  • Macro e micropolítica: os impulsos que movem coletivos e indivíduos na construção de novas formas de resistência e ação política.

Submissões em português, inglês e espanhol são bem-vindas. Aceitamos textos (até 2.000 palavras) e imagens (até 10 MB). Por favor, envie sua proposta até 22 de dezembro.