Dançando na margem
12–16 de setembro, 2023
Fábrica Bhering
Rua Orestes, 28 – Santo Cristo, Rio de Janeiro
ARORÁ
AYLA TAVARES
CAMILA MARTINS
DARKS MIRANDA
RAPHAELA MELSOHN
VIVIAN CACCURI
Ao final de seu texto “The Carrier Bag Theory of Fiction”, parte do livro Dancing at the Edge of the World (1989) – título traduzido livremente e adaptado para nomear essa exposição–, Ursula K. Le Guin nos conta que a ficção científica, por mais engraçada ou fantasiosa, é uma tentativa de descrever o que de fato está acontecendo numa determinada época, o que as pessoas realmente fazem e sentem, e de como elas se relacionam com o mundo.
As obras aqui reunidas estão informadas por reflexões sobre o agora, consequência do nosso passado e prenhe do nosso futuro e, várias delas, podem ser consideradas ficções descritivas da nossa realidade. Concebidos em sua maioria entre 2020 e 2023, ou seja, num período pandêmico ou pós-pandêmico, os trabalhos estão informados de um imaginário carregado de uma possibilidade de não-existência ou de um não-futuro.
Vistas da exposição Dançando na margem, Fábrica Bhering, Rio de Janeiro, 2023. Fotos: Rafael Salim.
OBRAS
Dançando na margem do mundo
Curadoria e texto: Paula Plee
Edição e revisão: Ana Roman
Produção: Victor Lacerda e Paula Plee
Montagem: Thiago Machado
Assistência geral: Matheus Almeida
Agradecimentos: Equipe Ateliê Vivian Caccuri, Carol Carreteiro e Vivian Caccuri, A Gentil Carioca, Galeria Athena, Marli Matsumoto Arte Contemporânea, Projeto Vênus, Galeria Nara Roesler, Carpintaria, Fábrica Bhering.