Leituras Compartilhadas – Amanda Carneiro
Iniciamos hoje aqui no blog uma nova série de posts, as Leituras Compartilhadas, na qual iremos convidar artistas e curadoras a compartilharem conosco suas indicações de leituras, relacionadas (ou não) ao universo da arte.
Aqui na Piscina, consideramos as trocas e conexões com outras profissionais e artistas, a nossa principal fonte de conhecimento e aprendizado. A cada conversa, entrevista ou email trocado, aprendemos muito. E esperamos que, ao passar adiante essas informações, esse aprendizado possa se estender a outras pessoas.
Temos o prazer de começar esta série com as indicações da curadora Amanda Carneiro, que prontamente aceitou nosso convite e dividiu conosco seus comentários sobre as leituras indicadas. Amanda é graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, onde também completou o mestrado em História Social. Trabalhou como educadora e Auxiliar de Coordenação do Núcleo de Educação no Museu Afro Brasil e foi gestora de conteúdo e formadora no ÍRÈTÍ - Formação em Cultura Negra para Educadores. Atualmente Amanda é curadora assistente de mediação e programas públicos no Museu de Arte de São Paulo (MASP), onde realizou a curadoria da mostra Sonia Gomes: Ainda assim me levanto (2018).
Abaixo, Amanda compartilha suas indicações de leitura, sendo duas delas, antologias organizados pela própria curadora ao lado de André Mesquita e Adriano Pedrosa, e que acompanharam exposições homônimas no MASP.