Piscina na SP-Arte 2021 VR – 20 a 24 de outubro
Estamos muito felizes em participar da edição 2021 do Viewing Room da SP-Arte, que acontece de 20 a 24 de outubro.
Começamos em 2015 com um propósito de trazer mais visibilidade para o trabalho de mulheres artistas. Atualmente, além de ser uma plataforma de divulgação e difusão de conteúdo, buscamos consolidar redes com galerias, coletivos, plataformas e profissionais do meio artístico estabelecendo pontes e iniciando novos diálogos. Nesse sentido, a plataforma visa — daqui para frente — acolher e abrir seu espaço para artistas de demais identidades e dissidências de gênero, pois acreditamos que é urgente a criação de espaços de equidade e inclusão.
Assim, para nossa participação no Viewing Room da SP-Arte, iremos apresentar quatro diferentes projetos curados:
No dia 20 de outubro, apresentamos Georamas da memória, projeto com curadoria de Ana Roman, curadora independente e curadora-assistente da 34a Bienal de São Paulo, e Cecilia Vilela, também curadora independente. O projeto apresenta trabalhos de artistas que refletem sobre a relação entre o deslocamento – arquitetônico, geográfico e geológico – e a construção e desconstrução da paisagem. Artistas participantes: Andrea Acosta, Ana Hupe, Paloma Mecozzi, Leka Mendes, Luana Vitra e Rômulo Barros.
Já Mônica Ventura, artista, mestranda em Poéticas Visuais PPGAV-ECA (USP) e integrante do coletivo Trovoa, apresenta no dia 21 de outubro, Incônscios gestos, projeto curatorial que trata de temáticas relacionadas à memória e à nostalgia, relacionando sentimentos de melancolia e felicidade presentes em sonhos que se repetem, como um dejà vu de paisagens fixas. Fazem parte da curadoria de Mônica Ventura, trabalhos das artistas: Sônia Costa, Joyce Ara'i, Bianca Turner, Ana Takenaka, Ana Raylander, Bianca Leite, Mylena Monteiro e Janaina Vieira.
Caroline Ricca Lee, artista, pesquisadore e curadore não-binarie, que tem como foco de sua pesquisa perspectivas decoloniais da arte apresenta no dia 22, Diluição do eu: Como se narra o indizível?, uma exposição que reúne obras de artistas em diversas disciplinas artísticas, onde destacam-se a pintura, a escultura, a performance e a arte sonora, que refletem conjuntamente sobre ficção especulativa, memória e identidade. Dentre os nomes confirmados estão: Alice Yura, Tao Bruni, Patricia Baik, Cyshimi, Babi Mello e charlie noir.
A quarta curadoria, a ser apresentada nos dias 23 e 24, é de autoria da própria Piscina, que visa dialogar com o projeto 'A selva nos escapa', uma selva-laboratório de autoria do Andar43, que visa trazer um pouco da Mata Atlântica para o coração de São Paulo. Com trabalhos de Camila Fontenele, Julia Pereira, Anais Karenin, Manuela Costa Lima, Gabriela Silveira e Takeuchiss, o projeto curatorial dialoga com a ideia de inteligência natural e orgânica em contraponto com a paisagem cinza das grandes cidades.
Além da participação online, durante a feira, nos dias 21 e 22, iremos ocupar o Andar 43, uma sala no penúltimo andar do edifício Mirante do Vale, com uma vista impressionante do centro de São Paulo, onde estarão expostos trabalhos selecionados pela curadoria. O espaço estará aberto à visitação das 13h às 19h, mediante agendamento via formulário disponível no link: https://www.piscina-art.com/agendamento-visitas